Descubra como você pode fazer sua consulta no SPC

Atualmente, a tecnologia tornou-se uma grande aliada dos empresários que desejam alavancar suas atividades, sem negligenciar a parte financeira.

Pensando nisso, a consulta no SPC pode ser uma forma inteligente para aumentar o seu fluxo de vendas e compreender quais os riscos e potencialidades dos seus clientes. Então, que tal conferir até o final como esse processo pode ser benéfico para o seu comércio? Além disso, quer descobrir como a análise de crédito pode orientar as decisões estratégicas na sua empresa? Confira agora mesmo!

Como funciona a consulta no SPC e qual a importância de realizar consultas nas negociações?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é o SPC. Essa sigla diz respeito ao Serviço de Proteção ao Crédito, que é nada mais do que um grande banco de dados a respeito de históricos financeiros dos mais diversos compradores. Achou um pouco complicado? Veja como é simples!

O SPC é um sistema criado pela Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC) que concentra todas as informações de crédito dos mais diversos lojistas do país. Ou seja, os casos de adimplência, inadimplência, cheques sem fundos, protestos em cartórios, dentre outros dados, podem ser centralizados nesse sistema.

Com isso, fica muito mais fácil para o lojista verificar o perfil de consumo e o grau de risco do seu cliente. É fundamental conhecer o histórico financeiro para evitar problemas, como calotes e golpes econômicos. Isso é ainda mais importante quando se trata de vendas parceladas, já que as chances de atraso e não pagamento são bem maiores para os lojistas.

Resguardar o seu negócio é a palavra-chave da consulta no SPC. A reduzida burocracia e a praticidade nas consultas tornam esse processo imprescindível para qualquer empresário que deseja crescer no competitivo mercado brasileiro. Fique atento a isso!

Quais os principais tipos de consultas e como efetuá-las?

Agora que você, empreendedor, compreendeu um pouco mais sobre como é importante realizar uma verificação cadastral no SPC, vamos listar algumas das consultas mais utilizadas. Continue a leitura!

Consulta cheque CPF

Utilizar cheques sem fundos ou de terceiros, de forma ilegal, são as formas mais comuns de golpes aplicados no comércio. Pois bem, a consulta de cheque CPF pode ser uma importante aliada na contenção desse problema.

Isso ocorre pelo fato de que é possível identificar todo o histórico de cheques sem fundos, sustados ou roubados. Além disso, até a própria renda presumida pode ser retornada pelo CPF consultado.

Consulta CPF dívidas

Muitas restrições comercias podem ser adquiridas por meio dessa consulta. Como foi dito logo acima, saber o histórico de cheques do seu cliente é muito importante para a análise de crédito. Com a consulta CPF dívidas, é possível ter acesso ao Cadastro de Cheques Sem Fundo (CCF).

Pendências financeiras e contumácias — recusa de um acusado em comparecer ao juízo — também são obtidas nessa consulta. Um fato que merece destaque é que os protestos não são demonstrados nessa opção.

SPC Localiza PF e PJ

Como o próprio nome já diz, essa consulta consegue localizar as pessoas físicas e jurídicas por meio da geração de um relatório. Nesse documento, constam as informações cadastrais e históricas, tanto PJ quanto PF.

Dessa forma, fica muito mais fácil identificar fraudes de documentos e orientar as ações com os seus clientes, por exemplo, em campanhas de marketing ou cobranças. Lembre-se que dados de endereço e o telefone são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma boa estratégia proativa de vendas.

SPC Imobiliário

Construtoras, imobiliárias e incorporadoras precisam de uma solução direcionada às suas necessidades. É exatamente isso que a consulta SPC Imobiliário propõe, já que ela possibilita a análise para ofertas de créditos para financiamento, compra ou aluguel de imóveis.

Assim, há um grande ganho de agilidade e segurança nessas operações. Ter informações completas ajuda os empresários desse setor a compreenderem o perfil do cliente e propor soluções baseadas nas suas necessidades específicas.

SPC Auto Gravame

O Gravame é uma forma de evitar que um veículo financiado seja transferido para outro proprietário. Nessa perspectiva, a consulta SPC Auto Gravame demonstra se há alguma dívida em aberto na aquisição desse veículo ou irregularidades na documentação.

SPC Collection Score

Esse produto é muito importante, já que estabelece por meio de um score (modelo estatístico para análise de crédito) qual a probabilidade de um cliente inadimplente quitar a dívida. Nessa consulta, já é avaliado o risco para o seu negócio de realizar vendas para um comprador com restrições.

Por isso, é fundamental utilizá-la para reavaliar dívidas e propor soluções conjuntamente para receber pagamentos em atraso. Com isso, a recuperação de crédito pode ficar muito mais produtiva e, por consequência, diminuirá os custos envolvidos nesse processo.

SPC Relatório Completo

Essa é uma das soluções mais completas disponibilizadas pela CDL/BH. Com essa consulta, é possível avaliar não somente a análise de crédito e o histórico do cliente, mas também o comportamento financeiro dele no mercado.

Ela é utilizada, na maioria das vezes, para consultas de empresas. Porém, há a possibilidade de avaliar o relatório detalhado dos sócios e administradores. Assim, fica muito mais fácil ter uma visão geral do negócio e compreender a capacidade de compra dos sócios ou do próprio comércio.

Dessa forma, há uma agilidade bem maior na concessão de créditos. Existem diversas opções de consultas no SPC e, com certeza, uma é indispensável às necessidades do seu negócio. Analise e pesquise quais são as demandas internas e o perfil de buscas (clientes, empresas). Após a definição da consulta no SPC, fica muito mais prático implementar soluções que ajudem o seu negócio a minimizar inadimplências e riscos financeiros.

Agora, sabe aquela dúvida que quase todo empreendedor tem sobre captar mais clientes? Pois bem, dê uma olhada em nossas soluções de captação e prospecção de novos compradores. Assim, sua empresa conseguirá ter um excelente ritmo de crescimento. Veja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!